Carta de serviço ao usuário

Secretaria Municipal da Administração


Endereço: Av. Bento Gonçalves, nº1400

Bairro: Centro

Município: Nova Bréscia

CEP: 95950-000

Telefones: (51) 3757-1122 / (51) 3757 – 1160

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Horário de atendimento: Segunda a sexta – feira das 8:00 às 11:30, das 13:30 às 17:00


Gabinete do Prefeito

Para garantir um melhor atendimento e uma melhor organização no atendimento, é importante que os cidadãos interessados em marcar agenda com o Prefeito, façam primeiramente agendamento junto a Secretária do gabinete, via telefone ou presencialmente, para realizar agendamento de data e horário para atendimento. 

Esse procedimento evita que o munícipe se desloque até o Centro administrativo e fique sem atendimento, pois o Prefeito pode estar em  compromissos externos ou com outros compromissos agendados para aquele momento.

Da mesma forma, recomenda-se que assuntos pertinentes a outras secretarias sejam buscadas juntos as mesmas, pois desta forma as informações serão disponibiliza com maior precisão, sobre as demandas e com conhecimento técnico sobre obras e serviços solicitados.


Secretaria Municipal de Saúde e Meio Ambiente

UBS (4)

UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE NOVA BRÉSCIA

Endereço: Rua Sete de Setembro, 360

Bairro: Centro

Município: Nova Bréscia/RS

CEP: 95950-000

Telefone: (51) 3757-1435

SECRETARIA DE SAÚDE E MEIO AMBIENTE

Endereço: Rua Sete de Setembro, 360

Bairro: Centro

Município: Nova Bréscia/RS

CEP: 95950-000

Telefone: (51) 3757-1577 

Telefone Plantão: (51) 98110-1747

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AMBULATÓRIO DE ATENDIMENTO DE SÍNDROMES RESPIRATÓRIAS – AMBULATÓRIO COVID-19

Endereço: Rua Sete de Setembro, 444

Bairro: Centro

Município: Nova Bréscia/RS

CEP: 95950-000

Telefone: (51) 3757-1435


ACADEMIA DA SAÚDE NOVA BRÉSCIA

Endereço: Avenida Bento Gonçalves, 1400

Bairro: Centro

Município: Nova Bréscia/RS

CEP: 95950-000

Telefone: (51) 3757-1160

MISSÃO

Implantar e gerenciar as políticas públicas de Saúde no município de Nova Bréscia – RS, prestando serviços de excelência à comunidade, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida dos munícipes atendendo aos princípios constitucionais, em um processo de melhoria contínua.

VISÃO

Ser uma instituição inovadora, com gestão de referência, que atenda às necessidades de saúde da população, garantindo saúde com cidadania, equidade, promovendo a defesa da vida atendendo às políticas públicas do SUS. 

VALORES

  • Responsabilidade 

  • Cidadania 

  • Ética 

  • Compromisso 

  • Humanização 

  • Transparência 

  • Competência 


As Unidades Básicas de Saúde (antes conhecidas como Centros de Saúde, Postos de Saúde ou Clínicas da Família), são estabelecimentos de Atenção Primária, responsáveis por cuidar de você e sua família, responsáveis pela assistência à saúde de uma população definida. Dessa forma, cada cidadão tem uma UBS de referência a partir do seu endereço de moradia.

Cada UBS conta com equipes de saúde da família (ESF) que são compostas por médico, enfermeiro, técnico de enfermagem e agentes comunitários de saúde, podendo ser complementadas ainda por dentista e agente de combate a endemias.

Nesse modelo, você e sua família (caso residente no mesmo local) terão sempre uma equipe de referência com quem contar. Como essa equipe está apta a atender bebês, crianças, adolescentes, adultos e idosos, o acompanhamento com a mesma equipe se dá ao longo das diferentes fases da vida.

UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE DE NOVA BRÉSCIA

Na UBS você conta com as seguintes ações de promoção, prevenção e tratamento:

  • Acolhimento;

  • Acolhimento/avaliação da mãe-bebê após alta na maternidade;

  • Cadastramento individual e domiciliar;

  • Assistência de enfermagem, médica, odontológica e multiprofissional;

  • Visita domiciliar;

  • Controle do tabagismo, álcool e outras drogas;

  • Atenção à saúde da gestante, criança, adolescente, mulher, homem e idoso;

  • Acompanhamento dos beneficiários do Programa Bolsa Família (PBF);

  • Acompanhamento de doenças crônicas, incluindo hipertensão e diabetes;

  • Acompanhamento e tratamento de hanseníase e tuberculose;

  • Teste diagnóstico, tratamento e acompanhamento de dengue, zika, febre amarela e outras viroses (transmissíveis por vetores – mosquitos);

  • Curativos, retirada de pontos, troca de sondas, suturas e pequenos procedimentos;

  • Planejamento familiar, colocação de DIU, entrega de preservativos (masculinos e femininos) e contraceptivos;

  • Teste rápido de gravidez e acompanhamento do pré-natal;

  • Vacinação;

  • Confecção de Cartão SUS;

  • Entrega de medicamentos e insumos básicos;

  • Prevenção, aconselhamento, testagem e tratamento de HIV/ Aids, Hepatites, Sífilis e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST);

  • Rastreamento de câncer de colo de útero e mama;

  • Administração de medicamentos e nebulização, entre outras ações e serviços;

  • Saúde mental;

  • Saúde bucal;

  • Atendimento de pequenas urgências, como febre, dor de ouvido, dor de garganta, dor de cabeça, dor de dente, dor de barriga, enjoo e vômitos, diarreia, problemas com a amamentação, palpitação, mal estar, pequenos ferimentos, pressão alta, diabetes, pequenas queimaduras, mordedura ou arranhadura de animal, picada de insetos, urticária, unha encravada, troca de curativo, fraqueza, tremores, retirada de pontos, problemas com colesterol, problemas com álcool ou outras drogas, problemas menstruais, suspeita de gravidez, violência doméstica, ansiedade, depressão, suspeita de dengue, inchaço, e outros problemas que não colocam sua vida em risco.


Observação: Em casos de emergência que colocam a sua vida em risco, como infarto, derrame, fraturas, acidentes de trânsito, ferimentos graves, quedas de alturas, convulsão, perda da consciência, trabalho de parto, grandes sangramentos, você deve procurar imediatamente uma Unidade de Emergência (Hospitais) ou o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192).

O acolhimento em qualquer Unidade Básica de Saúde está garantido a todo cidadão. Você será acolhido por um profissional da equipe, que ouvirá seu relato de queixas ou necessidade de informações e, a partir disso, será avaliada a necessidade de atendimento imediato (casos agudos e de maior gravidade), procedimentos, vacinação, agendamento (para residentes na área de abrangência da equipe/unidade) ou referenciamento à unidade de saúde responsável pelo território de residência do usuário.

Ações como consultas, cadastro, visitas domiciliares, acompanhamento de condições como diabetes e hipertensão, acompanhamento do pré-natal, são realizadas pela sua equipe de referência. Assim, é necessário ser morador da área de abrangência da Unidade Básica de Saúde.

DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA:

  • Documento oficial de identificação com foto;

  • Cartão Nacional do SUS (Cartão SUS);

  • Recomenda-se levar o comprovante de residência;


PRINCIPAIS ETAPAS DO SERVIÇO:

  • Identificação na recepção;

  • Atendimento de enfermagem no momento da chegada, com avaliação de necessidades. Você será acolhido por um profissional da equipe, que ouvirá seu relato de queixas ou necessidade de informações e, a partir disso, será avaliada a necessidade de atendimento imediato (casos agudos e de maior gravidade), orientações, renovação de receitas, curativos, vacinas, realização do cartão SUS, procedimentos;

  • Se necessário, encaminhamento para consulta médica no dia ou agendamento.

  • O agendamento de consultas para atendimento clínico pode ser realizado presencialmente na recepção ou via telefone (51 3757-1435).


As prioridades de atendimento são respeitadas conforme condição aguda de agravamento, idosos, crianças e gestantes. O Cadastro na Unidade é condição para o acompanhamento, mas não deve limitar o atendimento do cidadão.

PREVISÃO DE PRAZO PARA REALIZAÇÃO DO SERVIÇO:

Todo paciente é avaliado na chegada para identificação das necessidades. O tempo de espera máximo para atendimento clínico e odontológico é de 2 horas. Os demais são imediatos ou agendados.

MECANISMOS DE COMUNICAÇÃO COM OS USUÁRIOS:

  • Presencialmente;

  • Através de visitas das Agentes Comunitárias de Saúde;

  • Mídias sociais (Site institucional e Facebook da Prefeitura Municipal de Nova Bréscia e Facebook da UBS/ESF de Nova Bréscia);

  • Rádio comunitária;

  • Jornais;

  • Folders;

  • Banners;

ACADEMIA DA SAÚDE

No espaço acontece orientação e incentivo às atividades físicas com objetivo de promoção da saúde, combate da obesidade e prevenção de doenças relacionadas, contando com infraestrutura apropriada, equipamentos e profissionais qualificados.

REQUISITOS / DOCUMENTOS NECESSÁRIOS:

  • Cartão SUS;

  • Carteira Azul de Saúde do município;

  • O processo de acesso é por livre demanda e através de encaminhamento da equipe de saúde. 


PREVISÃO DE PRAZO PARA REALIZAÇÃO DO SERVIÇO:

Imediata.

HORÁRIO DE ATENDIMENTO:

AMBULATÓRIO DE ATENDIMENTO DE SÍNDROMES RESPIRATÓRIAS – AMBULATÓRIO COVID-19

Neste espaço são realizadas consultas aos pacientes que apresentam algum tipo de sintoma respiratório, como febre, tosse, coriza ou falta de ar.   Todas as áreas seguem o protocolo de higiene e segurança estipulados pelos órgãos de saúde e uma equipe composta por médica, enfermeira e duas técnicas de enfermagem foi destinada para realizar os atendimentos dos pacientes.

REQUISITOS / DOCUMENTOS NECESSÁRIOS:

  • Cartão SUS;

  • Carteira Azul de Saúde do município;

  • O processo de acesso é por livre demanda e através de encaminhamento da equipe de saúde. 


PREVISÃO DE PRAZO PARA REALIZAÇÃO DO SERVIÇO:

Imediata.

HORÁRIO DE ATENDIMENTO:

Segunda a sexta-feira das 7h30min às 11h30min e 13h às 17h. Preferencialmente, entrar em contato com o Ambulatório através do telefone (51) 98182-6927 para receber orientações antes de sair de casa.


DERMATOLOGIA

A Dermatologia é uma especialidade médica cuja área de conhecimento se concentra no diagnóstico, prevenção e tratamento de doenças e afecções relacionadas à pele, pelos, mucosas, cabelo e unhas. É também especialidade indicada para atuação em procedimentos médicos estéticos, cirúrgicos, oncológicos.

REQUISITOS / DOCUMENTOS NECESSÁRIOS:

  • Encaminhamento do médico clínico da Unidade Básica de Saúde;

  • Cartão SUS;

  • Carteira Azul de Saúde do município;


PREVISÃO DE PRAZO PARA REALIZAÇÃO DO SERVIÇO:

Todo encaminhamento do paciente é avaliado pela Secretaria de Saúde para identificação das necessidades. 

Agendamento de consulta médica realizada conforme disponibilidade de vagas. 

HORÁRIO DE ATENDIMENTO:

Agendamento realizado pela Secretaria da Saúde.

Dermatologista atende uma vez ao mês na Unidade Básica de Saúde.


ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA

Dispensação de medicamentos que fazem parte do Programa da Farmácia Básica.


REQUISITOS / DOCUMENTOS NECESSÁRIOS:

  • Cartão SUS;

  • Carteira Azul de Saúde do município;

  • Receita médica original carimbada e dentro do prazo de validade.

 

PREVISÃO DE PRAZO PARA REALIZAÇÃO DO SERVIÇO:

Entrega imediata se o medicamento estiver disponível.


HORÁRIO DE ATENDIMENTO:

Segunda-feira a sexta-feira: 8hs às 12hs e das 13hs às 17hs.

FISIOTERAPIA

Fisioterapia é a ciência que estuda, diagnostica, previne e recupera pacientes com distúrbios cinéticos funcionais intercorrentes em órgãos e sistemas do corpo humano. Trabalha com doenças geradas por alterações genéticas, traumas ou enfermidades adquiridas. O objetivo desta área é preservar, manter, desenvolver ou restaurar (reabilitação) a integridade de órgãos, sistemas ou funções.


REQUISITOS / DOCUMENTOS NECESSÁRIOS:

  • Cartão SUS;

  • Carteira Azul de Saúde do município;

  • Os encaminhamentos a Fisioterapia deverão ser realizados preferencialmente por médicos das Unidades Básicas de Saúde e Especialistas da rede SUS.

  • Serão aceitos encaminhamentos médicos da rede de convênios e privada uma vez que estes complementam os serviços não prestados pelo SUS.

  • Serão aceitos somente encaminhamentos médicos para a fisioterapia com diagnóstico clínico fechado, contendo o nome do paciente, o CID (Código Internacional de Doenças) e o CPF do médico (a) requisitante.

 

PREVISÃO DE PRAZO PARA REALIZAÇÃO DO SERVIÇO:

Conforme Protocolo de Fisioterapia (Regulação do Serviço de Fisioterapia da Prefeitura Municipal de Nova Bréscia, RS).

  • A partir do diagnóstico médico descrito no encaminhamento será determinado o nível de prioridade do atendimento.

  • Os pacientes de prioridade P1 e P2 serão atendidos preferencialmente no serviço de Fisioterapia do Posto de Saúde do município.

  • Os pacientes determinados de Rotina, serão atendidos no Posto de Saúde perante espera de vaga, no caso desta não ter sido preenchida pelas P1 e P2. 

  • Os pacientes determinados de Rotina utilizarão preferencialmente o serviço de Fisioterapia prestado pelas clínicas conveniadas ao CONSISA (Consórcio Intermunicipal de Saúde) e devidamente instaladas no município de Nova Bréscia.

 

HORÁRIO DE ATENDIMENTO:

Segunda-feira: 7h30min às 11h30min

Terça-feira a sexta-feira: 7h30min às 11h30min e das 13hs às 17hs.


FONOAUDIOLOGIA

Fonoaudiologia é conhecida como o segmento especializado em resolver os problemas de desordem falada, auditiva e escrita. Dentre suas competências, está a prevenção, intervenção e reabilitação de alterações de linguagem oral e escrita, audição, fluência, voz e motricidade orofacial. 

Conhecida também como foniatria ou terapia da fala, a profissão estuda ainda causas e tratamentos de distúrbios advindos de pessoas de todas as faixas etárias, desde recém-nascido até idoso. 



REQUISITOS / DOCUMENTOS NECESSÁRIOS:

  • Encaminhamento do médico clínico da Unidade Básica de Saúde;

  • Cartão SUS;

  • Carteira Azul de Saúde do município;

 

PREVISÃO DE PRAZO PARA REALIZAÇÃO DO SERVIÇO:

Todo encaminhamento do paciente é avaliado pela Secretaria de Saúde para identificação das necessidades. 

Agendamento de consulta realizada conforme disponibilidade de vagas.

 

HORÁRIO DE ATENDIMENTO:

Segunda-feira: 7h30min às 11h30min e das 13hs às 17hs;

Quarta-feira: 13hs às 17hs;

Sexta-feira: 7h30min às 11h30min e das 13hs às 17hs.

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GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA

A ginecologia é a especialidade médica responsável por estudar, diagnosticar e tratar questões fisiológicas e patológicas da saúde feminina, especificamente à do aparelho reprodutor (ovários, vagina e útero) e mamas.

Ginecologistas são profissionais especializados que prestam atendimento e dão especial atenção à saúde da mulher.

A obstetrícia é o ramo da medicina que estuda a reprodução na mulher. Investiga a gestação, o parto e o puerpério nos seus aspectos fisiológicos e patológicos. O obstetra é o médico especialista que cuida do desenvolvimento do feto, além de prestar assistência à mulher nos períodos da gravidez e pós-parto (puerpério).


REQUISITOS / DOCUMENTOS NECESSÁRIOS:

  • Encaminhamento do médico clínico da Unidade Básica de Saúde;

  • Cartão SUS;

  • Carteira Azul de Saúde do município;

 

PREVISÃO DE PRAZO PARA REALIZAÇÃO DO SERVIÇO:

Todo encaminhamento do paciente é avaliado pela Secretaria de Saúde para identificação das necessidades. 

Agendamento de consulta médica realizada conforme disponibilidade de vagas.

 

HORÁRIO DE ATENDIMENTO:

Agendamento realizado pela Secretaria da Saúde.

Ginecologista atende semanalmente na Unidade Básica de Saúde.


NEUROLOGIA

A Neurologia é a especialidade médica que estuda e trata dos distúrbios estruturais do sistema nervoso: cérebro, medula, nervos e músculos. O Neurologista é o médico que se dedica ao estudo e tratamento dos problemas do sistema nervoso. Fornece o diagnóstico e tratamento de todas as categorias de doenças que envolvem os sistemas nervoso central, periférico e autônomo, incluindo os seus revestimentos, vasos sanguíneos, e todos os tecidos efetores, como os músculos. A função do médico neurologista é investigar, diagnosticar e tratar distúrbios neurológicos. As doenças mais comuns tratadas pelo neurologista são as dores de cabeça, problemas de memória, distúrbios dos movimentos, crises convulsivas e epilepsia.


REQUISITOS / DOCUMENTOS NECESSÁRIOS:

  • Encaminhamento do médico clínico da Unidade Básica de Saúde;

  • Cartão SUS;

  • Carteira Azul de Saúde do município;

 

PREVISÃO DE PRAZO PARA REALIZAÇÃO DO SERVIÇO:

Todo encaminhamento do paciente é avaliado pela Secretaria de Saúde para identificação das necessidades. 

Agendamento de consulta médica realizada conforme disponibilidade de vagas.

 

HORÁRIO DE ATENDIMENTO:

Agendamento realizado pela Secretaria da Saúde.

Neurologista atende uma vez ao mês na Unidade Básica de Saúde.



NUTRICIONISTA

Nutricionista é o profissional de saúde capacitado para atuar na prevenção, promoção e recuperação da saúde humana, planejando, executando e avaliando ações baseadas nos conhecimentos da ciência da nutrição e alimentação.


REQUISITOS / DOCUMENTOS NECESSÁRIOS:

  • Encaminhamento do médico clínico da Unidade Básica de Saúde;

  • Cartão SUS;

  • Carteira Azul de Saúde do município;

 

PREVISÃO DE PRAZO PARA REALIZAÇÃO DO SERVIÇO:

Todo encaminhamento do paciente é avaliado pela Secretaria de Saúde para identificação das necessidades. 

Agendamento de consulta realizada conforme disponibilidade de vagas.

HORÁRIO DE ATENDIMENTO:

Terça-feira: 7h30min às 11h30min e das 13hs às 17hs;

Quinta-feira: 7h30min às 11h30min e das 13hs às 17hs.




ODONTOLOGIA

Odontologia é a especialidade médica responsável pelos cuidados da saúde bucal das pessoas. Ela atua na prevenção, diagnóstico e tratamento de problemas relacionados à mordida, dentes e gengiva. 


REQUISITOS / DOCUMENTOS NECESSÁRIOS:

  • Cartão SUS;

  • Carteira Azul de Saúde do município;

 

PREVISÃO DE PRAZO PARA REALIZAÇÃO DO SERVIÇO:

Atendimento imediato em situações de urgência.

Atendimentos eletivos agendados conforme disponibilidade de vagas.


HORÁRIO DE ATENDIMENTO:

Segunda-feira: 7h30min às 11h30min e das 13hs às 17hs;

Quarta-feira: 7h30min às 11h30min e das 13hs às 17hs;

Sexta-feira: 7h30min às 11h30min.




PEDIATRIA

Pediatria especialidade médica dedicada à assistência à criança e ao adolescente, nos seus diversos aspectos, sejam eles preventivos ou curativos.


REQUISITOS / DOCUMENTOS NECESSÁRIOS:

  • Encaminhamento do médico clínico da Unidade Básica de Saúde;

  • Cartão SUS;

  • Carteira Azul de Saúde do município;

 

PREVISÃO DE PRAZO PARA REALIZAÇÃO DO SERVIÇO:

Todo encaminhamento do paciente é avaliado pela Secretaria de Saúde para identificação das necessidades. 

Agendamento de consulta médica realizada conforme disponibilidade de vagas. 

HORÁRIO DE ATENDIMENTO:

Agendamento realizado pela Secretaria da Saúde.

Pediatra atende quinzenalmente na Unidade Básica de Saúde.


PSICOLOGIA

Psicologia é o estudo científico dos processos mentais e do comportamento do ser humano e as suas interações com o ambiente físico e social. O objetivo da psicologia é diagnosticar, prevenir e tratar distúrbios emocionais e doenças mentais.

REQUISITOS / DOCUMENTOS NECESSÁRIOS:

  • Encaminhamento do médico clínico da Unidade Básica de Saúde;

  • Cartão SUS;

  • Carteira Azul de Saúde do município;

 

PREVISÃO DE PRAZO PARA REALIZAÇÃO DO SERVIÇO:

Todo encaminhamento do paciente é avaliado pela Secretaria de Saúde para identificação das necessidades. 

Agendamento de consulta realizada conforme disponibilidade de vagas.

 

HORÁRIO DE ATENDIMENTO:

Segunda-feira a sexta-feira: 8hs às 12hs e das 13hs às 17hs.


PSIQUIATRIA

Psiquiatria é a especialidade da Medicina que lida com a prevenção, atendimento, diagnóstico, tratamento e reabilitação das diferentes formas de sofrimentos mentais, sejam elas de cunho orgânico ou funcional, com manifestações psicológicas severas.


REQUISITOS / DOCUMENTOS NECESSÁRIOS:

  • Encaminhamento do médico clínico da Unidade Básica de Saúde;

  • Cartão SUS;

  • Carteira Azul de Saúde do município;


PREVISÃO DE PRAZO PARA REALIZAÇÃO DO SERVIÇO:

Todo encaminhamento do paciente é avaliado pela Secretaria de Saúde para identificação das necessidades. 

Agendamento de consulta médica realizada conforme disponibilidade de vagas. 


HORÁRIO DE ATENDIMENTO:

Agendamento realizado pela Secretaria da Saúde.

Psiquiatra atende quinzenalmente na Unidade Básica de Saúde.


SECRETARIA DA SAÚDE

A Secretaria Municipal da Saúde tem como atribuições planejar, desenvolver, orientar, coordenar e executar a política de saúde do município, compreendendo o cuidado ambulatorial na atenção básica e as ações de promoção e prevenção em saúde. É sua responsabilidade também planejar, desenvolver e executar as ações de vigilância sanitária, epidemiológica, saúde do trabalhador e ambiental em saúde.

A secretaria de Saúde é a porta de entrada do SUS no município, através da Atenção Básica.  A atenção básica é feita tanto dentro da unidade básica de saúde, com distribuição de medicamentos na farmácia, consultas médicas, odontológicas, vacinas, curativos, verificação de pressão arterial, nebulização, transporte de pacientes, transporte de urgência e emergência, e encaminhamentos para polos de saúde que atendam a média e a alta complexidade; como fora da UBS, com programas preventivos nas escolas e comunidade, acompanhamento e visitas a pacientes acamados e inspeções sanitárias.

Possui o Programa Estratégia Saúde da Família, que realiza as visitas domiciliares e conta com corpo técnico composto por um médico clínico geral, enfermeira, técnica de enfermagem e seis agentes municipais de saúde.

Em relação ao Meio Ambiente, a Secretaria realiza a avaliação do impacto da implantação de projetos públicos – municipais, estaduais ou federais, ou privados, sobre os demais recursos ambientais do Município; a organização das informações sobre a poluição e contaminação do Município e a indicação dos procedimentos e fiscalização pertinentes, em âmbito municipal; a promoção da educação ambiental e a formação de consciência sobre a conservação e a valorização da natureza como condição para melhoria da qualidade de vida, em articulação com a Secretaria Municipal de Educação; desenvolver a política municipal de Meio Ambiente, controlar os resíduos sólidos e orgânicos do Município, acompanhar e viabilizar a coleta do lixo, propor melhorias e recuperação do meio ambiente no Município, através de mecanismo de conscientização e valorização, com iniciativas nas escolas do Município; participar na elaboração do planejamento urbano, projetos de arborização, planos municipais e gerenciamento de resíduos e o desempenho de outras competências afins.

Na Secretaria de Saúde você pode realizar a autorização de exames laboratoriais e de Raio-X, de procedimentos dermatológicos, encaminhamentos para consultas especializadas, agendamento de exames (ecografias, tomografias computadorizadas, ressonâncias magnéticas, densitometrias ósseas, entre outros), autorização de procedimentos ambulatoriais e cirúrgicos.

A Secretaria de Saúde realiza também o agendamento do transporte sanitário. O transporte sanitário está disponível a população, em especial aos pacientes que tiverem consultas, exames e procedimentos eletivos marcados e ofertados pelo Sistema Único de Saúde através de processo regulatório estabelecido em âmbito municipal e/ou regional que de modo geral são encaminhados pela Secretaria de Saúde, salvo as reconsultas de agendamento diretamente dos hospitais (retornos).  

REQUISITOS / DOCUMENTOS NECESSÁRIOS:

  • Cartão SUS;

  • Carteira Azul de Saúde do município;

  • Recomenda-se levar o comprovante de residência.

 

PREVISÃO DE PRAZO PARA REALIZAÇÃO DO SERVIÇO:

Todo encaminhamento do paciente é avaliado pela Secretaria de Saúde para identificação das necessidades. 

O agendamento e/ou autorização de exames consultas e procedimentos especializados são realizados conforme disponibilidade de vagas. 

O atendimento para cadastro e transferência do cartão SUS é realizado imediatamente.

O agendamento do transporte sanitário pode ser realizado presencialmente ou via telefone (51 3757-1577).

 

HORÁRIO DE ATENDIMENTO:

Segunda-feira a sexta-feira: 8hs às 11h30min e das 13h30min às 17hs.






Secretaria Municipal de Assistência Social

Endereço: Av. Bento Gonçalves, nº1400

Bairro: Centro

Município: Nova Bréscia

CEP: 95950-000

Telefones: (51) 3757-1122 / (51) 3757 – 1160 

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Horário de atendimento: Segunda a sexta – feira das 8:00 às 11:30, das 13:30 às 17:00

Gestão – controle e aplicação dos recursos financeiros provenientes do recurso livre e cofinanciado; controle do fundo municipal; elaboração orçamentária; elaboração do PPA e participação na elaboração da LDO; capacitação de RH: capacitação e treinamento da equipe e trabalhadores do SUAS, e dos membros do Conselho Municipal de Assistência Social; cumprimento das metas do governo federal; acompanhamento dos índices de execução financeira IGD M;  prestação de contas ao CMAS; divulgação de dados no portal da transparência; gerenciamento e manutenção do Cadastro Único do governo federal.

Serviços oferecidos no CRAS – Centro de Referência de Assistência Social

Serviços: acolhida, cadastro único do governo federal, acompanhamento familiar, visitas domiciliares, busca ativa, encaminhamento da carteira de transporte do idoso, agendamento na previdência social e orientações para uso do 135, encaminhamento de BPC (benefício para idosos e deficientes), atualizações de cadastro de beneficiários do BPC e Programa Bolsa Família, encaminhamento para benefícios eventuais para famílias de baixa renda ou em risco social, encaminhamento para o mercado de trabalho, encaminhamentos para os serviços da rede de proteção social e poder judiciário, relatórios de acompanhamento de famílias ao poder judiciário e ministério público, relatórios de atendimento mensal – RMA dos atendimentos do CRAS ao ministério de desenvolvimento social, apresentação de relatório trimestral das  famílias inseridas no Programa PBF; participação das reuniões da rede e do ESF, realização de atividades intergeracionais entre os grupos de convivência; realização de eventos como Mostra de Talentos, Copa de Ginástica e Encontro dos Noventões; manutenção de página nas redes sociais para maior publicização das atividades e serviços do CRAS, bem como divulgação no jornal e rádio local.

Programas: PAIF – Programa de Atenção Integral à Família, PBF – Programa Bolsa Família, SCFV – Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, PEAS – Programa Estadual de Assistência Social.

Projetos: Grupos Conviver (idosos), Encontro de Famílias - Sorrindo e Brincando, Ginástica de Trampolim (crianças e adolescentes), Grupos de Esportes coletivos, Grupo de PCDs (Pessoas Com Deficiência), Grupos de teatro “Superfantástico” e “Fazendo Arte de Estefânia”, Grupos de Música “Harmonizando Caminhos”. 

Requisitos para acessar os serviços: residir em Nova Bréscia e realizar entrevista com equipe técnica do CRAS.

Documentos necessários para acessar os programas federais e os serviços de convivência:

  • Identidade, CPF, título de eleitor de todos os integrantes da família que moram na casa, certidões de nascimento, certidão de casamento, carteira de trabalho, comprovante de residência, telefone de contato. 

  • O usuário inserido no cadastro único possui o compromisso de manter o cadastro atualizado no período de até dois anos, podendo atualizá-lo a qualquer tempo. Sem atualização o mesmo poderá ser excluído pelo governo federal.

 
Forma de prestação de serviços: os serviços são prestados de forma gratuita, de modo contínuo a quem dele necessitar. Os serviços de convivência e PAIF precisam ter a confirmação de participação dos usuários através de lista de presença, registros fotográficos e confirmação de participação dos usuários no SISC, bem como atender ao número de vagas disponíveis em cada grupo. 

Locais de atendimento: 

  • PAIF – no CRAS, nas comunidades da área rural, na sala do serviço social da prefeitura.

  • SCFV são oferecidos no CRAS, no ginásio poliesportivo e na sala multiuso da prefeitura.

  • Eventos são realizados no auditório da prefeitura, no ginásio poliesportivo e no CRAS.

      Prioridade do atendimento:

São prioridades do atendimento crianças, adolescentes, idosos, pessoas com deficiência, pessoas e famílias em situação de risco social e de baixa renda. Os serviços prestados segue orientação da Tipificação Nacional dos Serviços Socioassistenciais. 

 Qualidade do atendimento

Seguem normas e padrões da política nacional de assistência social, dos dez direitos socioassistenciais, na Norma Operacional Básica e do Sistema Único de Assistência Social SUAS.





Secretaria da Agricultura

Endereço: Av. Bento Gonçalves, nº1400

Bairro: Centro

Município: Nova Bréscia

CEP: 95950-000

Telefones: (51) 3757-1122 / (51) 3757 – 1160 

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Horário de atendimento: Segunda a sexta – feira das 8:00 às 11:30, das 13:30 às 17:00


Serviços oferecidos:

  • Atendimento veterinário;

  • Programa de inseminação artificial;

  • Programa troca-troca de sementes de milho;

  • Transporte de calcário;

  • Incentivo produtor rural;

  • Incentivo hortifrutigranjeiro;

  • Testes brucelose e tuberculose;

  • Vacina da brucelose;

  • Terraplenagens para construção de aviários e pocilgas.


Inspetoria Veterinária

O município possui convênio com o Estado, por meio da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação, onde são disponibilizados os serviços de emissão de GTA – Guia de Transporte Animal, abertura e atualização de cadastros de animais aos munícipes, declaração de rebanho, além de executar as obrigações previstas pela legislação de Defesa Sanitária Animal.


SIM – Serviço de Inspeção Animal

O município possui convênio com Estado, SUSAF - Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte, regulamentado pelo Decreto Estadual n° 49340 de 05 de julho de 2012, o qual permite aos estabelecimentos registrados junto ao Serviço de Inspeção Municipal e que esteja engajado neste Sistema, o comércio em todo o território do estado do Rio Grande do Sul.


Secretaria de Obras e Viação

Endereço: Rua Osório

Bairro: Centro

Município: Nova Bréscia

CEP: 95950-000

Telefones: (51) 3757-1528 

Horário de atendimento: Segunda a sexta – feira das 07:30 às 11:30, das 13:30 às 17:30


Serviços Oferecidos:

  • Recolhimento de lixo verde;

  • Recolhimento de entulho;

  • Recolhimento de lixo no interior;

  • Abertura e conservação de estradas;

  • Abertura de valas para silagem;

  • Acessos a propriedades;

  • Enterro de animais;



Secretaria de Educação


Endereço: Av. Bento Gonçalves, nº1400

Bairro: Centro

Município: Nova Bréscia

CEP: 95950-000

Telefones: (51) 3757-1122 / (51) 3757 – 1160 

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Horário de atendimento: Segunda a sexta – feira das 8:00 às 11:30, das 13:30 às 17:00


O município possui duas escolas municipais, que realizam atendimentos na educação infantil e séries iniciais.



EMEI – Escola Municipal de Educação Infantil Criança Feliz

Endereço: Rua Madre Assunta Marchetti, nº261

Bairro: São Cristóvão

Município: Nova Bréscia

CEP: 95950-000

Telefone: (51) 3757-1069

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Horário de atendimento: Segunda a sexta – feira das 7:00 às 18:00

Realiza atendimento para crianças de 0 a 6 anos, creche e pré-escola, além das atividades normais, é oferecido aos alunos de nosso município.

  • Aulas de música;

  • Aulas de língua italiana;

  • Ginástica olímpica;

  • Educação física;

  • Atendimento com neuropsicopedagoga;

  • Atendimento com fonoaudióloga;

  • Turno integral.


EMEF – Escola Municipal de Ensino Fundamental Madre Assunta

Endereço: Rua Madre Assunta Marchetti, nº267

Bairro: São Cristóvão

Município: Nova Bréscia

CEP: 95950-000

Telefone: (51) 3757-1133

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Horário de atendimento: Segunda a sexta – feira das 7:30 às 17:00

Realiza atendimento de crianças do 1º ao 5º ano, além das atividades normais, é oferecido aos alunos de nosso município.

  • Aulas de música;

  • Aulas de língua italiana;

  • Ginástica olímpica;

  • Educação física;

  • Atendimento com neuropsicopedagoga;

  • Atendimento com fonoaudióloga;

  • Turno integral.