Realizou-se na tarde de ontem, dia 16 de setembro de 2015, no Paraíso das Pedras em Linha Estefânia, o encontro de integração promovido pelo CRAS entre o grupo de idosos do Centro e o grupo de idosos Sant'Ana do Bairro Montanha de Lajeado.

COFINANCIAMENTO DA POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DE NOVA BRÉSCIA

2.4.1.Hoje, o cofinanciamento da Política de Assistência Social é realizado com recursos das três esferas de governo? Qual o percentual do orçamento total na Politica de Assistência Social do seu Município?

FONTE DE RECURSOSSIMNÃOPercentual %
Tesouro Público MunicipalX 56,5%
Tesouro Público Estadual X
Tesouro Público FederalX 43,5%

Definição de público prioritário de atendimento da política de Assistência Social no município:

1º Idosos

2º Crianças e adolescentes

3º Pessoas com Deficiência

4º População rural

5º Usuários de substâncias psicoativas

1.4.  A partir dos Princípios de Dignidade Humana e Justiça Social, identifique até 15 propostas, por ordem de prioridade na prestação dos serviços socioassistenciais ofertados pelo *SUAS. Dentre as 15 propostas municipais, selecione 05 para o Estado e 05 para a União:

*SUAS – Sistema único de Assistência Social

PROPOSTAS/PRIORIDADESMUNICÍPIOESTADOUNIÃO
1. Qualificar o atendimento aos idosos e diversificar as atividades.X
2. Repasses de recursos continuados. XX
3. Garantia de percentual mínimo orçamentário.XXX
4. Autonomia na utilização dos recursos para demandas identificadas na execução dos serviços.X
5. Capacitação Continuada dos Trabalhadores do SUAS.XXX
6. Criação de instrumentais de incentivo financeiro para desligamento das Famílias do Programa Bolsa Família.  X
7. Aperfeiçoamento de instrumentais para fiscalização das famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família.  X
8. Ampliação dos programas de qualificação profissional às famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família. XX
9. Avaliação das ações do território, através de índices atualizados para fins de cofinanciamento. XX
10. Qualificar a informação aos grupos de famílias atendidas pelo PAIF, através de palestras.X
11. Aquisição de veículo próprio para a Secretaria Municipal de Assistência Social.X X
12. Contratação de motorista concursado para a Secretaria Municipal de Assistência Social.X
13. Atualização anual das famílias cadastradas no Bolsa Família.  X
14. Definir prazo de permanência das famílias no Bolsa Família.  X
15. Inserir no RMA dados quantitativos das famílias emancipadas no Bolsa Família.

X

2.1.2. Cite três sugestões de parâmetros à regionalização dos serviços de média e alta complexidade, conforme as competências do Estado.

• Instituição de Longa Permanência para Idosos;
  • Centro Dia para idosos;
  • Abrigamento de crianças, adolescentes, idosos e mulheres vítimas de violência.

*SUAS - Sistema único de Assistência Social

Subtema 1O *SUAS que temos?O SUAS que queremos?Responsáveis
Aprimoramento da Gestão do SUASAusência total do Estado no cofinanciamento.Cofinanciamento a nível das três esferas.

União

Percentuais diferenciados.Garantia de percentuais mínimos.

União

Atraso e ausência de cofinanciamento.Repasse continuado de recursos.

União

Direcionamento do investimento financeiro.Autonomia para investimento financeiro nas reais demandas do município.

União

Ações pontuais com adolescentes.Projeto de prevenção e orientação ao uso de substâncias psicoativas em parceria com as secretarias da saúde, assistência e educação com a rede de proteção socioassistencial - Escola Estadual, Escola de Educação Infantil, Igrejas, Conselho Tutelar, GERB, CPM, Grupo AA e demais interessados.

União

Atividades esportivas e recreativas com crianças e adolescentes no turno inverso da escola.Atividades artísticas e culturais, priorizando a cultura local e a cultura gaúcha.

União

Atividades de convivência com idosos e atendimento domiciliar.Inclusão digital e tecnológica dos idosos.

União

Palestras de orientação familiar com ênfase no fortalecimento do núcleo familiar.Fortalecer e ampliar ações coletivas direcionadas às famílias, no sentido de fortalecer os vínculos familiares, a relação parental e conjugal.

União

CRAS não acessível, distante do centro.Aumento do fluxo de transporte até o CRAS e descentralização dos locais de oferta de serviços.

União

Estratégias de fomento e fortalecimento da participação dos Usuários (comunidade em geral) no Conselho Municipal de Assistência Social:

• Divulgação através de criação de fóruns permanentes;
  • Mobilização através das entidades não governamentais;
  • Capacitação contínua dos membros do Conselho;
  • Divulgação nos grupos de convivência atendidos pelo CRAS - Centro de Referência de Assistência Social;
  • Integração entre conselhos municipais para troca de experiências.

Marilaine Cantú Biasibetti

Presidente do Conselho Municipal de Assistência Social

Show de música gaúcha e latino-americana na sexta-feira dia 24 de julho no auditório da prefeitura. Ingresso 1kg de alimento não perecível que será doado para o Hospital São João Batista de Nova Bréscia. Toda a família está convidada!

No dia 13 de março foi realizado um encontro de mulheres, no auditório da prefeitura municipal. Após a fala do prefeito Gilnei Agostini, o presidente do sindicato e os gestores municipais da Saúde e Assistência Social salientaram a importância da mulher hoje na sociedade, ocupando os vários postos de trabalho. Dona Helena trouxe um dado importante sobre a saúde mental da mulher e sobre a importância de fortalecê-las e contribuir para uma vida mais plena. Foi um momento importante de reflexão sobre o dia-a-dia da mulher, seu papel na família e na sociedade.